Segunda-feira 24/09/2018

Fundos de Tela

» Download

| printImprimir | Email E-mail | Share

Missa Dia dos Avós

A Igreja celebra no dia 26 de julho a memória de São Joaquim e Santa Ana, os pais de Nossa Senhora e, portanto, avós de Jesus Cristo. Por esta razão, este é também o dia dos avós.

A tradição nos ensina que o nascimento de Maria foi um fato miraculoso, pois seus pais eram estéreis. São Joaquim, após um jejum de quarenta dias no deserto, para pedir a Deus a graça de que sua mulher concebesse um filho, foi avisado por um anjo de que a sua oração tinha sido atendida. Depois de uma longa espera, o casal recebeu a graça de serem pais da mais excelsa das meras criaturas: Maria.

Bem podemos imaginar a santidade dos esposos escolhidos pela Providência para serem os pais da Santíssima Virgem e os avós do Homem Deus. Eles cuidaram e educaram a menina Maria com todo o amor e carinho do mundo. Ainda segundo a tradição, os pais de Maria faleceram quando Ela ainda era criança e por isso não puderam conhecer Jesus em vida.

Porém, do Limbo dos Patriarcas, onde aguardavam ansiosos a Redenção, talvez tenham podido contemplar o nascimento do netinho, o Menino Jesus, e acompanhar o crescimento da criança “em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52).

Nos dias de hoje, os avós desempenham um importante papel na vida das famílias. No corre-corre para ganhar o pão de cada dia, os pais passam a maior parte do tempo fora de casa e, não raro, têm poucas horas de contato com seus filhos durante a semana.

Em muitos lares são os avós que dispõem de mais tempo livre para cuidar das crianças, são eles que contam histórias e brincam com os pequenos. Muitas avós são as professoras de catecismo de seus netos, ensinando os princípios e valores de nossa religião e até preparando-os para a Primeira Comunhão.

Em determinadas famílias, os avós também ajudam nas despesas dos pequenos, responsabilizando-se pelo pagamento da escola, do tratamento de saúde e até da alimentação.

Nada mais justo do que celebrarmos o Dia dos Avós no mesmo dia em que a Igreja comemora a festa dos Avós de Jesus Cristo.

Foi pensando nisso que o revmo. Pe. Luiz Alexandre resolveu celebrar uma Missa especial do Dia dos Avós por todos os nossos avós; pelos que estão vivos, ao nosso lado, e pelos que já faleceram.

Associação Maria Regina Cordium
ASSOCIAÇÃO MARIA REGINA CORDIUM
CNPJ: 02.796.785/0001-86
Rua Antonio Pereira de Souza, 194 sala 23 cep 02404-060 Santana, SP São Paulo tel: 2959-2633