Domingo 20/01/2019

Fundos de Tela

» Download

| printImprimir | Email E-mail | Share

A família cristã: boa nova para o terceiro milênio

O Papa João Paulo II salientou diversas vezes a importância da instituição familiar. Especialmente paternal e animadora foi a mensagem enviada em 25 de janeiro aos participantes do IV Encontro Mundial das Famílias, que se realizava em Manila, nas Filipinas.

Com a mente e a oração estou convosco, amadas famílias das Filipinas e das mais diversas regiões da terra, congregadas em Manila para o vosso IV Encontro Mundial: saúdo-vos afetuosamente em nome do Senhor!

Nesta ocasião, tenho a alegria de enviar uma saudação cordial e propiciadora das melhores bênçãos para todas as famílias do mundo, que vós representais: a todas, "graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e da de Jesus Cristo, nosso Senhor" (1 Tm 1, 2).

Agradeço ao Senhor Cardeal Alfonso López Trujillo, Legado Pontifício, as amáveis palavras que em vosso nome me dirigiu. A ele e aos seus colaboradores no Pontifício Conselho da Família desejo exprimir o meu apreço pelo largo empenho e solicitude que puseram na preparação deste Encontro. A minha viva gratidão ao Senhor Cardeal Jaime Sin, Arcebispo de Manila, que generosamente vos acolhe nestes dias.

Lâmpada que fica sobre o candeeiro

Sei que, na sessão teológico-pastoral que acabastes de celebrar, aprofundastes o tema: "A família cristã, boa nova para o terceiro milênio". Escolhi estas palavras para o vosso Encontro Mundial, a fim de sublinhar a sublime missão da família que, tendo acolhido o Evangelho e deixando-se iluminar pela sua mensagem, assume o inevitável compromisso de tornar-se sua testemunha.

Queridas famílias cristãs, anunciai com alegria ao mundo inteiro o tesouro maravilhoso de que sois portadoras como igrejas domésticas! Esposos cristãos, na vossa comunhão de vida e amor, na vossa mútua entrega e no acolhimento generoso dos filhos, sede em Cristo luz do mundo!

O Senhor pede-vos para serdes cada dia uma lâmpada que não fica escondida, mas é colocada "sobre o candeeiro e assim ilumina todos os que estão em casa" (Mt 5, 15).

O amor que Deus vos dá no Sacramento

Antes de mais nada, sede "boa nova para o terceiro milênio", vivendo com empenho a vossa vocação. O matrimônio, que um dia mais ou menos distante celebrastes, é o vosso modo específico de ser discípulos de Jesus, de contribuir para a edificação do Reino de Deus, de caminhar para a santidade a que é chamado todo cristão. Como afirma o Concílio Vaticano II, os esposos cristãos, cumprindo a sua missão conjugal e familiar, "avançam sempre mais na própria perfeição e mútua santificação" (Gaudium et spes, 48).

Acolhei plenamente e sem reservas o amor que, no sacramento do matrimônio, Deus Se antecipa a darvos, tornando-vos assim capazes de amar (cf. 1 Jo 4, 19). Permanecei sempre ancorados nesta certeza, a única que pode dar sentido, força e alegria à vossa vida: o amor de Cristo jamais se afastará de vós, não vacilará a sua aliança de paz convosco (cf. Is 54, 10). Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis (cf. Rm 11, 29). Ele gravou o vosso nome nas palmas das suas mãos (cf. Is 49, 16).

Amor que perdoa, amor que se oferece

A graça, que recebestes no matrimônio e que perdura no tempo, provém do coração trespassado do Redentor, que Se imolou no altar da Cruz pela Igreja, sua esposa, afrontando a morte para a salvação de todos.

Por isso, esta graça traz consigo a peculiaridade da sua origem: é a graça do amor que se oferece, do amor que se dá e perdoa; do amor altruísta, que se esquece da dor própria; do amor fiel até a morte; do amor fecundo de vida. É a graça do amor benevolente, que tudo crê, tudo suporta, tudo espera, tudo desculpa, do amor que não tem fim e sem o qual tudo o mais nada é (cf. 1 Cor 13, 7-8).

Com certeza que isto não é sempre fácil, e na vida diária não faltam as ciladas, as tensões, o sofrimento e mesmo o cansaço. Mas no vosso caminho não estais sozinhos. Convosco vive e atua Jesus, como esteve em Caná da Galiléia, numa hora de aflição para aqueles esposos recém-casados.

De fato, o Concílio lembra também que o Salvador vem ao encontro dos esposos cristãos e permanece com eles para que, assim como Ele amou a Igreja e Se entregou por ela, de igual modo os esposos, dando-se um ao outro, se amem com perpétua fidelidade (cf. Gaudium et spes, 48).

Um bem sumamente precioso

Esposos cristãos, sede "boa nova para o terceiro milênio", testemunhando com convicção e coerência a verdade acerca da família. A família fundada sobre o matrimônio é patrimônio da humanidade, constitui um grande e sumamente precioso bem, necessário para a vida, o desenvolvimento e o futuro dos povos. Segundo o plano da criação estabelecido desde o princípio (cf. Mt 19, 4.8), aquela é o âmbito onde a pessoa humana, feita à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26), é concebida, nasce, cresce e se desenvolve.

A família, como formadora por excelência de pessoas (cf. Familiaris consortio, 19-27), é indispensável para uma verdadeira "ecologia humana" (Centesimus annus, 39).

Agradeço os testemunhos que destes nesta tarde e que acompanhei com atenção. Fazem-me recordar a experiência adquirida como sacerdote, como Arcebispo em Cracóvia, e ao longo destes quase 25 anos de Pontificado: como já afirmei mais vezes, o futuro da humanidade passa pela família (cf. Familiaris consortio, 86).

Recomendo-vos, queridas famílias cristãs, que testemunheis com a vida de cada dia que, mesmo entre muitas dificuldades e obstáculos, é possível viver em plenitude o matrimônio como experiência repleta de sentido e como .boa nova. para os homens e mulheres do nosso tempo. Sede protagonistas na Igreja e no mundo: isto é uma exigência que brota do próprio matrimônio que celebrastes, do vosso ser igreja doméstica, da missão conjugal que vos caracteriza como células primordiais da sociedade (cf. Apostolicam actuositatem, 11).

A oração em família

Finalmente, para serdes "boa nova para o terceiro milênio", queridos esposos cristãos, não esqueçais que a oração em família é garantia de unidade num estilo de vida coerente com a vontade de Deus.

Recentemente, ao proclamar o Ano do Rosário, recomendei esta devoção mariana como oração da família e pela família: de fato, ao recitar o Rosário, "põe-se Jesus no centro, partilham-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se nas suas mãos necessidades e projetos, e d.Ele se recebe a esperança e a força para o caminho" (Rosarium Virginis Mariæ, 41).

Enquanto vos confio a Maria, Rainha da Família, para que acompanhe e sustente a vossa vida, tenho a alegria de anunciar-vos que o V Encontro Mundial das Famílias realizar-se-á em Valência, Espanha, no ano 2006.

Concedo agora a todos a minha Bênção, que vos deixo com uma recomendação: com a ajuda de Deus, fazei do Evangelho a regra fundamental da vossa família, e da vossa família fazei uma página do Evangelho escrita para o nosso tempo!

 

Associação Maria Regina Cordium
ASSOCIAÇÃO MARIA REGINA CORDIUM
CNPJ: 02.796.785/0001-86
Rua Antonio Pereira de Souza, 194 sala 23 cep 02404-060 Santana, SP São Paulo tel: 2959-2633