Domingo 20/01/2019

Fundos de Tela

» Download

| printImprimir | Email E-mail | Share

O matrimônio cristão

matrimonio cristao.jpg
 Foto: violent jane via photopin cc

Fidelidade, perseverança e fecundidade. Estas são as três características do amor com o qual Jesus nutre a Igreja, sua esposa. E estas são também as características de um autêntico amor cristão. Afirmou o Papa Francisco na homilia da Missa matinal celebrada na Casa Santa Marta no dia 2 de junho, diante de inúmeros casais que celebravam seus aniversários de 25, 50 e 60 anos de matrimônio.

Como modelo de referência, explicou o Papa, temos “os três amores de Jesus” pelo Pai, por sua Mãe, pela Igreja. “Grande” é o amor de Jesus por esta última, afirmou o Papa Francisco: “Jesus tomou a Igreja como esposa por amor”. E sua maneira de amá-la mostra as três características deste amor: “É um amor fiel; um amor perseverante, não se cansa jamais de amar a sua Igreja, é um amor fecundo”. O amor de Jesus, observou o Papa Francisco, “faz fecundar a Igreja com novos filhos, batismos, e a Igreja cresce com esta fecundidade nupcial.

Em um matrimônio, esta fecundidade pode ser às vezes posta à prova quando os filhos não chegam ou estão enfermos. Nessas provas, sublinhou o Papa, os casais podem “olhar para Jesus e tomar forças da fecundidade que Jesus tem com a sua Igreja”. Entretanto, em sentido oposto, temos, concluiu, coisas que não agradam a Jesus”, por exemplo, os casais que optam pela esterilidade: “Estes casais que não querem filhos, que querem permanecer sem fecundidade. Esta cultura do bem-estar de há dez anos que tanto êxito obteve: “É melhor não ter filhos! ‘É melhor! Assim podemos percorrer o mundo de férias, podemos ter um chalé no campo, estar tranquilo’ ... Quiçá é melhor – mais cômodo – ter um cãozinho, dois gatinhos, e o amor é para o cãozinho e os gatos. ‘É assim ou não?’ Já viram isso? Depois este matrimônio chega à velhice com amargura, com a má solidão. Não é fecundo, não faz o que jesus faz com sua Igreja: A fecunda”. 

Ler o artigo completo>>

Fonte: www.familiam.org

Associação Maria Regina Cordium
ASSOCIAÇÃO MARIA REGINA CORDIUM
CNPJ: 02.796.785/0001-86
Rua Antonio Pereira de Souza, 194 sala 23 cep 02404-060 Santana, SP São Paulo tel: 2959-2633